Veja dicas e atitudes para reduzir sua conta de energia

0 Respostas

Economizar energia elétrica não é apenas um benefício para o bolso, mas também para o meio ambiente. Por isso, adotar novas atitudes e hábitos mais conscientes são medidas que devem ser adotadas em todas as esferas da sociedade.

A produção energética é um desafio global que preocupa autoridades, cientistas e pesquisadores de todo o mundo. A temática envolve tanto os seus custos quanto os inevitáveis e constantes impactos ambientais causados por diferentes fontes, como energia nuclear, termoelétrica, entre outras.

Veja algumas ações simples e fáceis para incorporar à rotina doméstica, colaborando com a preservação do planeta e ajudando você a poupar dinheiro em seus contas de energia.

No banho
O chuveiro ainda é o aparelho que possui o maior consumo de energia elétrica em uma residência. Os aparelhos comuns consomem, em média, 5.400 W, podendo chegar a consumir algo entre 72 e 88 kWh/mês.

Sendo um equipamento indispensável, a economia vai depender do tempo de uso e do ajuste da temperatura. Por isso, sempre que possível, utilize o chuveiro na posição “verão” e tome banhos breves.

Na cozinha
A geladeira é outro eletrodoméstico fundamental em qualquer residência, e que necessita de funcionamento constante. Por isso, a primeira medida para economizar é adotar modelos mais modernos e econômicos em substituição aos antigos refrigeradores.

Além disso, a instalação do refrigerador deve ser realizada em um ponto oposto ao fogão e outras fontes de calor, como fornos e fritadeiras. Também não se deve colocar a geladeira em um local de alta incidência da luz solar.

No dia a dia, verifique constantemente o alinhamento da porta e a borracha de vedação. Caso haja aberturas, o aparelho perde ar frio e recebe ar quente, forçando o motor a trabalhar mais e levando ao desperdício de energia.

Na lavanderia
Lavar as roupas na máquina em pequenas quantidades consume muita água e energia. Para tirar o máximo de aproveitamento do equipamento e evitar o desperdício, acumule o maior número possível de peças e só inicie o ciclo de lavagem quando a lavadora chegar a sua capacidade total.

Na hora de passar, também acumule o máximo de peças que for possível. O ferro elétrico vai gastar menos energia se permanecer ligado por um período maior, pois não irá exigir uma quantidade inicial de energia para se aquecer inicialmente.

Deixe as peças mais leves para o final, como roupas de crianças e peças íntimas, que podem ser finalizadas com o aparelho já desligado e com o calor acumulado no ferro.

Pequenas mudanças e substituições
Alguns outros hábitos podem encarecer muito a conta de energia. Veja algumas dicas rápidas para colocar em prática o quanto antes e começar a poupar energia.

— Substitua as lâmpadas incandescentes pelos modelos LED ou fluorescentes.

— Tire todos os equipamentos que não estiverem em uso da tomada e evite gastos desnecessários com as luzes de stand by.

— Desligue os computadores se precisar ficar ausente por mais de uma hora.

Fonte: http://www.tribunadabahia.com.br/2016/05/26/veja-dicas-atitudes-para-reduzir-sua-conta-de-energia

EMPRESAS DE ENERGIAS RENOVÁVEIS VÃO CONTRATAR 340 MIL PESSOAS NO BRASILBanco do Nordeste disponibiliza linha de financiamento para empresas que desejam instalar energia solar

Share Your Thoughts

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *