A importância do projeto elétrico residencial

1 Respostas

A Gridpower Engenharia fornece o projeto elétrico residencial conforme as normas aplicáveis garantindo aos futuros moradores a qualidade e segurança de manterem a residência estável e com locais pontuais que poderão ser alvo de instalações e alterações futuras.

                    Geralmente os órgãos fiscalizadores não pedem a obrigatoriedade da realização de um projeto elétrico residencial para a aprovação e alvará de construção. Porém a elaboração de projeto elétrico para residenciais utilizando o AutoCAD, software utilizado por engenheiros para planejar como será o funcionamento de toda a instalação elétrica na prática, é de fundamental importância para evitar problemas durante a construção e manutenção do imóvel.

Em muitas construções o projeto elétrico não é realizado alegando-se economia e, portanto recorre-se diretamente a um eletricista. Porém ao tentar economizar no projeto elétrico muitas vezes você gasta ainda mais na compra de material e no pagamento da mão de obra. Quem já construiu ou reformou uma residência, com certeza já teve problemas com várias idas e vindas às lojas de material de construção para comprar fios, cabos e eletrodutos. Você simplesmente não entende porque o seu eletricista não pede tudo de uma vez, ao invés de falar que faltam mais 10 metros de cabo cada vez que você volta com o material que ele acabou de pedir. Porque isto ocorre?

O eletricista é um profissional qualificado para ler, entender e executar o projeto, e quando ele precisa definir a quantidade de material sempre pede uma quantidade a menos. É justamente para que o cliente não gaste com material desnecessário e acabe descontando dos seus honorários. Porém no decorrer da construção verifica-se que são necessários mais materiais e desta forma, a corrida nas lojas ficam mais frequentes.

Com um projeto elétrico é possível definir os percursos que a fiação deverá fazer e permite a elaboração de uma lista de materiais, que mostra com exatidão quantos metros de cabos e eletrodutos sua instalação vai precisar, quantas tomadas, de que tipo são, quantos interruptores, enfim, não é necessário esperar que o eletricista quantifique o que vai precisar.

Outros problemas que são evitados ao se possuir um projeto elétrico são os que surgem durante a manutenção ou alteração da instalação para incluir um determinado equipamento. É no momento em que os moradores já estão instalados na casa e decidem instalar um sistema de alarme, e descobrem que a fiação elétrica específica para alarme, não está devidamente identificada na planta da casa. Ou então, na hora de instalar algum tipo de lustre, o que deveria ser uma instalação rápida e simples, pode acabar se tornando um grande problema.

 

Redução na conta de energia de até 95% atrai consumidores para energia solarSistema com Energia solar permite acesso a Internet para população rural de Glória do Goitá/PE
1 Comments

Share Your Thoughts

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *