-
A energia solar fotovoltaica é renovável e limpa, pois é obtida de uma fonte abundante e praticamente inesgotável na natureza e não produz resíduos no processo de conversão. Os sistemas de geração de energia fotovoltaica convertem a luz do sol em energia elétrica através do efeito fotovoltaico realizado por placas construídas com material semicondutor (geralmente Silício). Comercialmente existem três tipos de sistemas de energia solar fotovoltaica: Conectados a rede (ON-GRID), isolados/autônomos (OFF-GRID) e sistemas híbridos.
Sistemas conectados a rede (ON-GRID)
Este tipo de sistema é geralmente instalado em residências ou estabelecimentos para produção de energia para consumo próprio e envio da energia excedente para a rede elétrica de distribuição com o objetivo da redução do custo da conta de energia. A partir de 17/04/2012 a resolução normativa 482 da Aneel estabeleceu regras que facilitam a geração distribuída que incluem a Microgeração (potência até 75 KW) e Minigeração (potências de 75 KW a 1 MW). Em países como a Alemanha, EUA e China esta é uma tecnologia já consolidada há mais de 30 anos e contribuem com uma boa parte da matriz energética desses países.
Basicamente o sistema funciona da seguinte maneira:
- As placas fotovoltaicas convertem a luz solar em energia elétrica continua. Um equipamento chamado inversor transforma esta energia em alternada possibilitando o consumo pelos equipamentos elétricos do imóvel. A energia excedente é injetada na rede elétrica e será utilizada para reduzir a conta de luz.
- Na ausência de incidência solar, o imóvel consome energia disponibilizada pela concessionária, no entanto, se a energia gerada for maior que a consumida, serão atribuídos créditos que reduzirão a conta de luz com validade até os 60 meses subsequentes.
- Ao existir créditos excedentes, os mesmos poderão reduzir a conta de energia de outro imóvel registrado no mesmo CPF.
-
Sistemas Isolados / Autônomos (OFF-GRID)
Os sistemas isolados ou autônomos funcionam com o apoio de baterias que armazenam a energia para ser utilizada em períodos de baixa produção das placas, garantindo certo período de autonomia (geralmente três dias sem sol). Devido a isto, não há necessidade de realizar uma conexão a rede elétrica de distribuição. O que torna o sistema totalmente independente da companhia elétrica. O sistema fornece energia diretamente para os equipamentos, geralmente são pequenos e construídos com um proposito local ou especifico como, por exemplo: bombeamento, eletrificação de cercas, postes de Iluminação solar, estação de telecomunicações, geladeiras para armazenar vacinas e eletrificação rural para casas isoladas da rede elétrica.
-
Sistemas Híbridos
Os sistemas híbridos são uma junção dos sistemas conectados a rede com os sistemas isolados. Trata-se de um sistema conectado a rede elétrica, mas que possuem um banco de baterias ou sistemas de No-Break para armazenar e fornecer a energia em casos de interrupções do fornecimento da rede elétrica. Geralmente este sistema é solicitado por consumidores que instalam o mesmo com o objetivo de garantir o fornecimento de energia ininterruptamente além do objetivo principal que é proporcionar a redução dos custos da conta de energia. Portanto tais sistemas são mais caros do que os sistemas conectados a rede.
Vantagens em adquirir um gerador fotovoltaico: